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Nutrientes X Calorias


Olá!!!

E vamos começar a semana falando de saude? Mais um post da minha colaboradora linda Ana Angelica.

Caso tenham qualquer dúvida ou dugestoes sobre o tema Nutrição, deixa nos comentários... Toda semana tem post dela! ;)

Espero que gostem!!!



Olá meninas!!!!

             O post da semana é muito importante, pois pode esclarecer dúvidas de muitas de vocês. 
             Muitas pessoas acreditam que para emagrecer é necessário somente contar as calorias ingeridas, não considerando o fator mais importante, que são os nutrientes, os quais compõem as calorias dos alimentos, pois para que haja a perda da gordura corporal, deve ser considerado quais os nutrientes que consistem na dieta alimentar para que aconteça a redução do peso corporal em gordura e não em massa muscular.
              Todo alimento é formado por nutrientes e calorias, salvo a água pura que não possui calorias.
              Nutrientes são subdivididos em macro nutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras. E em micro nutrientes – vitaminas e minerais.



             Um alimento com baixa caloria não significa alimento saudável. Infelizmente a indústria alimentícia cria produtos doces e viciantes à base de adoçantes com valor calórico baixíssimo. Isso é atrativo ao paladar “não educado” ou “paladar viciado” em doces, tornando o produto aceitável por boa parte da população.
              Normalmente esses produtos possuem alta concentração de corantes e conservantes, além dos adoçantes sintéticos e derivados do petróleo. Com o consumo frequente esses agentes de sabor levam à uma toxicidade do organismo. Em crianças pode levar à hiperatividade, tornando-a uma criança altamente agitada e sem controle, com alta probabilidade em ser uma adulto obeso. Em adultos essas substâncias ficam depositadas no fígado, prejudicando seu correto funcionamento e levando à sintomas como: obesidade, falta de disposição física e cansaço.
              Considere portanto sempre ler rótulos de alimentos processados. Procure por ingredientes e fuja um pouco da tabela de calorias. Na lista de ingredientes há uma regra sempre estabelecida, onde o primeiro ingrediente é o que possui maior concentração naquele produto, assim progressivamente.
              Quando o objetivo é emagrecer, devem ser escolhidos os alimentos pela sua qualidade nutricional e não pelo seu valor calórico, pois cada nutriente exige um gasto energético diferente para ser digerido, conhecido como termogênese alimentar.
           Para emagrecer adequadamente não se deve excluir nenhum nutriente do seu cardápio e nem viver à base de proteína. Este hábito pode até acelerar a perda de peso nos primeiros meses, porém o consumo excessivo desse nutriente irá sobrecarregar os rins e haverá perda da massa muscular, uma vez que o corpo irá buscar essa fonte de energia na massa muscular devido não haver reserva de glicogênio no fígado. O mesmo conselho serve para os adoradores de carboidratos, pois a pessoa que consome muitos doces de olho apenas nas calorias acaba desequilibrando os mecanismos que regulam o hormônio insulina, ficando assim mais predisposto ao ganho de peso e com alto risco de desenvolver o diabetes tipo II.
            Alimentos com baixa calorias não promovem saciedade e não nutrem o organismo! Alimentos com bons ingredientes promovem saciedade e nutrem seu organismo!
           
           Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma alimentação adequada deve ser composta da seguinte maneira: Carboidratos: 50 a 55% (pães, massas, verduras, legumes, frutas );
Lipídeos: 30% (onde as gorduras saturadas não devem ultrapassar 10% dos 30%, dando preferência aos poliinsaturados); Proteínas: 15 a 20% (leite, queijos, iogurtes, carnes magras e ovo)


O que realmente devemos observar nos ingredientes?

              Tudo o que é refinado diminui a concentração de nutrientes (farinhas, açúcares, sal), prefira as versões integrais, possuem maior concentração de fibras e portanto promovem maior saciedade.
              Chocolates que possuem maior concentração de cacau são mais saciáveis  possuem menor quantidade de açúcar. Primeiro ingrediente sempre deve ser cacau ou massa de cacau.   Achocolatados seguem a mesma linha, primeiro ingrediente deve ser cacau e não o açúcar.
              Quando a lista de ingredientes for muito extensa e com nomes desconhecidos, significa que esse produto é uma produção química e deixou de ser um alimento na sua forma natural. Prefira alimentos que possuem ingredientes conhecidos, assim você saberá o que esta consumindo.
              Óleo vegetal refinado, margarinas e gordura vegetal dão toque de maciez aos alimentos, e em nosso organismo contribuem para formar placas de gorduras nas artérias. Uma boa opção de troca são óleos vegetais prensados à frio como: óleo de coco, óleos de sementes em geral e azeite de oliva.
              Bebidas industrializadas costumam gerar uma grande confusão. Sucos do tipo néctar possuem em primeiro lugar na sua lista, açúcar. Outros tipos de sucos prontos possuem somente o aroma da fruta junto com açúcar, além de corantes.
              Toda bebida intitulada “zero” possui adoçante na composição, normalmente são adoçantes que estimulam o consumo. Isso é frequente em refrigerantes e chás prontos.

     TENHA COMO HÁBITO LER RÓTULOS E SAIBA O QUE ESTA CONSUMINDO.

              A reeducação alimentar certamente é a melhor alternativa para quem deseja emagrecer e ter uma alimentação saudável no decorrer da vida, pois dietas “da moda” e shakes proporcionarão uma satisfação momentânea e não a adquirir bons hábitos alimentares. Em casos de distúrbios de ansiedade e compulsão, o melhor a se fazer é buscar a ajuda de um profissional de saúde.

              DEVEMOS LEMBRAR QUE COMPORTAMENTO ALIMENTAR É PRA SEMPRE, COMER É PRA SEMPRE!




Até a próxima, Ana (Bacharelando em Nutrição)

2 comentários:

  1. Era isso que tava faltando eu entender! Eu tava trocando 6 por meia dúzia!
    Obrigada Nutri! Tirou minhas dúvidas! Espero ler mais posts informativos, seus, aquiNo blog da Flavinha! ��❤

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    Respostas
    1. Que bom que gostou Thay!! Passei seu recadinho para a Ana. Se Deus quiser todas as semanas terão posts dela. Tem alguma sugestão para post? que tenha duvidas e tal??? Fala que ela da uma pesquisada! Beijinhos minha linda!

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